Segundo o estudo da Kantar Worldpanel, a população está cada vez mais racional da jornada
A dinâmica dos compradores brasileiros tem sofrido alterações ao longo dos anos, depois de tudo, o ano passado, os consumidores usaram sete canais de compras diferentes na jornada, de acordo com dados da Kantar Worldpanel, que analisaram os 12 meses terminados em outubro de 2018. Entre os canais de compras utilizados, estavam os supermercado e atacarejo, para o fornecimento; supermercado, hipermercado e varejo tradicional, para reposição; e farmácias e mercados menores, a essa necessidade que deve ser atendida nas proximidades da casa.
Além disso, de acordo com a Kantar, além da inclusão de dois novos formatos de canais frequentados por ano, o fornecimento registou um aumento. “A multiplicidade de canais utilizada atualmente demonstra que o brasileiro está cada vez mais informado e em busca de satisfazer suas necessidades de compra de forma mais racional”, diz a diretora de varejo da américa latina, da Kantar Worldpanel, Lenita Vargas Mattar.
No período analisado, as compras de suprimentos, ou seja, aquelas compras para encher a despensa, representam 51,1% de todo o valor empregado pelos consumidores nas compras de bens de consumo de massa. Até 2017, elas representam 49,8%. As compras de proximidade se mantiveram estáveis e as de tipo reposição perderam sua importância em valor, de 32,2% em 2017, para 30,7% agora. E o canal que mais se destaca nesta movimentação é o atacarejo.
Os produtos escolhidos pelos canais de compra
Nas compras de abastecimento (supermercados e atacarejo), com um ticket médio de r$ 146,28, as categorias que apresentam maior penetração são as de massa tradicional sabão, papel higiênico, detergente em pó, creme dental, óleo de soja, detergente líquido, margarina, café torrado e leite uht, com as regiões Norte + Nordeste, o Sul e o Leste + o Interior do estado do Rio de Janeiro, destacando-se em unidades. Quando se analisam as compras de reposição, cujo tíquete médio é de r$ 49,72, açúcar, sabão em pó, massa tradicional, uht leite, café torrado, papel higiênico, margarina, óleo de soja, creme dental e o iogurte se destacam na penetração, com as regiões Norte + Nordeste, Grande São Paulo e Sul de aquisição de mais unidades.
Destacando-se, na Grande São Paulo, O + interior do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, as compras de proximidade, com um ticket médio de r$ 39,13, teve como principais categorias de frios, petiscos, café torrado, açúcar, iogurte, pão industrializado, o suco em pó, pós-shampoo, detergente em pó e a massa tradicional.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/brasileiros-utilizam-sete-canais-de-compras