Pulso de laser mede a taxa de glicose | Panorama Farmacêutico – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Os Diabéticos devem controlar os níveis de glicose no sangue para evitar as complicações causadas pela doença, como a cegueira e ataques cardíacos. Com o fim de facilitar esta atividade diária, investigadores norte-americanos desenvolveram um dispositivo que pode fazer o monitoramento de açúcar no corpo, sem a necessidade de coleta de sangue. A tecnologia foi apresentada na última edição da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry.

O aparelho usa a técnica chamada espectroscopia Raman e mede a glicose a partir da composição química da pele de um indivíduo. Outra novidade é que a análise é feita sem necessidade de muito esforço por parte do diabético. Só colocam uma pulseira, que passa uma luz laser sobre a pele para detectar diferentes componentes, como o tecido adiposo, proteínas, colágeno e moléculas de glicose.

As alterações nos comprimentos de onda obtidas com a análise de criar uma espécie de impressão digital molecular, que pode ser usada para determinar os níveis de glicose. Quando está ligado a um cabo de fibra óptica, a pulseira passa a informação recolhida pelo próprio usuário, de um médico ou de outro profissional da saúde.

Para testar a solução tecnológica, os cientistas mediram os níveis de glicose no sangue de 20 adultos saudáveis e não diabéticos antes de ingerir uma bebida rica em glicose. As taxas foram medidas novamente durante os 160 minutos seguintes, por meio de três métodos: espectroscopia, exame de sangue e o tradicional furo no dedo.

Os pesquisadores concluíram que a espectroscopia previu valores de glicose com a mesma precisão que o último procedimento. “Atualmente, os níveis de glicose no sangue são avaliados por meio de uma punção no dedo ou por via intravenosa. A abordagem que estudamos não é invasiva que utiliza um laser para monitorar os níveis de glicose na pele”, afirma em um comunicado, Anandhi Upendran, diretora de Inovações Biomédicas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, e uma das autoras do estudo.

Demanda clínica

O cientista chama a atenção para a importância da criação de medidas que facilitem o combate de uma doença tão incidência na população mundial. “Com a diabetes em ascensão, o desenvolvimento de um método alternativo preciso, eficiente e barato para testar os níveis de glicose no sangue é uma necessidade clínica de urgência”, salienta Anandhi Upendran, que trabalhou em colaboração com cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Com mais testes, os pesquisadores esperam que a espectroscopia possa se tornar um método alternativo para monitoramento de glicose no sangue nos pacientes que estão em ambientes de cuidados clínicos em que não é possível coletar o sangue. Mais adiante, a intenção é de que a tecnologia se transforme em um instrumento de análise do portátil.

“Com a diabetes em ascensão, o desenvolvimento de um método alternativo preciso, eficiente e barato para testar os níveis de glicose no sangue é uma necessidade clínica urgente”

Fonte: Jornal Correio Braziliense

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/10/11/pulseira-de-laser-mede-taxa-de-glicose

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *