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A Petrobras venderá a metade das refinarias a partir de junho

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Fonte: G1

A Petrobras decidiu vender a partir de junho deste ano, a metade das refinarias de petróleo. As refinarias estão localizados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Juntas, as 13 refinarias da Petrobras tinham a capacidade de refinar 2,2 milhões de barris diários, em 2018. Ou seja, o objetivo da empresa é vender a capacidade de refino de 1,1 milhões de barris por dia.

O objetivo é encaminhar o modelo de privatização ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), até o final deste mês.

A análise pelo Cade é um passo importante, já que a ideia é criar concorrência no mercado, evitando a concentração das refinarias em um mesmo grupo privado.

O objetivo é evitar o monopólio regional. Assim, a empresa que comprar a refinaria do Rio Grande do Sul, por exemplo, não se pode comprar a do Paraná.

Em junho, a Petrobras:

  • anunciará formalmente a venda das refinarias;
  • ajudar os interessados;
  • vai começar a analisar as propostas.

O processo de venda das refinarias já está acordado com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Facturação
A Petrobras espera arrecadar entre US$10 e US$ 15 milhões com a venda das refinarias. O objetivo é usar os recursos para reduzir as dívidas.

O monopólio da Petrobras na área de refino não está previsto na lei. É, no entanto, um monopólio de fato.

Grupos privados não procuram investir em refino de petróleo no Brasil porque o mercado tem sofrido a intervenção nas últimas décadas, principalmente nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

Por lei, os preços são livres desde o ano de 2002. Mas, como o governo tem o poder de nomeação e cessação de funções, a direção da Petrobras está submissa à vontade do governo.

Para a Petrobras, o monopólio é uma armadilha. Quando o governo intervém na política de preços, a empresa perde por vender abaixo do custo.

Quando o preço está acima da paridade internacional, como já aconteceu no ano de 2015, os grandes consumidores importam o combustível e, com isso, a Petrobras perde mercado.

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=14316

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