Sindigás ” Como utilizar botijões de gás de forma correta para evitar acidentes – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Como usar botijões de gás de forma correta para evitar acidentes

Posted By : Comments Off

Fonte: Diário dos Campos Gerais – PR | Geral Ponta Grossa | PR

imagem15 03 2019 04 03 45imagem15-03-2019-04-03-45

Acidentes com botijões de gás podem ser evitados com medidas simples de segurança durante o uso. O cuidado deve começar no momento da aquisição de botijão ou cilindro. Recipientes sem fechos ou sem marca visível, estampado em relevo no corpo do recipiente) devem ser rejeitados.

A compra deve ser realizada apenas em revendedores autorizados, com mensagens devidamente identificados. Além disso, ao receber o produto, o consumidor deve se certificar de que a marca estampada em relevo no recipiente é a mesma que a do carimbo e da etiqueta (tag) de segurança.

De acordo com Abrão Lincoln Mesquita, coordenador técnico da engenharia do Computador Distribuidora, todas as revendas devem conter placa de homologação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Outro cuidado, de acordo com a Mesquita, é a instalação de uma garrafa nas residências. “Os navios vêm com adesivos e instruções para a instalação e o próprio morador pode fazer. No entanto, os distribuidores também se preparam para realizar o procedimento ou ensinar os clientes”, diz.

Os reguladores e mangueiras, de acordo com o coordenador técnico, devem conter o símbolo do INMETRO, o número da norma técnica de fabricação, além das datas de validade impressas no seu corpo (estes equipamentos dispõem de um prazo de cinco anos).

O uso de reguladores e mangueiras vencidas, pode causar vazamentos. “É importante ter em conta que para a fixação da mangueira no regulador e na cozinha deve-se utilizar braçadeiras. Após a instalação, é necessário verificar se há vazamentos com um teste simples, que consiste em colocar espuma, nas duas extremidades da mangueira”, explica.

Acidentes

Acidentes com botijões de gás são produzidos como resultado das fugas de gás da mangueira ou braçadeiras que não está muito bem montada. “Quando ouvimos falar da explosão, é importante que fique claro que não foi o botijão, e sim do gás que vazou e ficou confinado naquele lugar. Ao ocorrer uma ignição, ou seja, ligar a geladeira, por exemplo, pode ocorrer a explosão”, explica Abrão. Por isso, o coordenador explica que, ao sentir o cheiro forte de gás, o residente deve sair da residência e chamar o Corpo de Bombeiros.

Cuidados importantes com embalagem

– Coloque o recipiente sempre em locais ventilados, para facilitar a dispersão do gás em caso de fuga;

– Nunca armazene a bola em recintos fechados;

– Nunca coloque a bola próximo a tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha distância mínima de 1,50 m);

– A bola deverá estar no lado de fora da cozinha em local arejado, para a circulação de ar;

– Nunca passe a mangueira por trás do fogão, para que não haja aquecimento;

– Não instale o forno, onde há corrente de ar que possam apagar a chama e causar vazamento de gás;

– Nunca vire ou deite o bola. Se ainda existir algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida, o que anula a função do regulador de pressão, podendo provocar graves acidentes.

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=14136

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *