A margem e a margem de lucro, não são a mesma coisa, aprenda a se distinguirem – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Identificar o valor correto de um produto é algo que requer estratégia, a psicologia e a atenção

O avanço da tecnologia e todas as facilidades para que as soluções digitais permitem que os usuários fazem com que o consumidor tenha formas de comparar preços com mais facilidade, possa avaliar empresas por parte de outros clientes e tenha acesso às práticas de outras empresas, mesmo aqueles que se encontram em pontos distantes de sua trajetória.

Os varejistas estão mudando, e a incorporação de aspectos cada vez mais estratégicos, que vão além do cálculo mais puro que considera apenas os fatores internos da empresa, como os gastos, custos e benefícios.

Fatores externos e intangíveis também passam a ser considerados nesta fase da gestão, especialmente importante para os resultados do negócio.

O consultor e instrutor em pricing da SimTax da Consultoria e da Formação, Jiovanni Coelho, destacou em sua palestra a Rentabilidade e o Preço de Vendas, ocorrida na última terça-feira (19/03), na sala de Varejo em Foco, coordenada pela Satisfação de Comunicação, durante um evento Abradilan Acesso Farma 2019, que ainda há muitas dúvidas entre os varejistas, especialmente no que diz respeito a o que é margem e a margem de lucro.

Ele pergunta: “Você compra e prefere todos os seus produtos, procurando ter rentabilidade, né? No entanto, quando se vai fechar o mês, parece que não sobrou do que eu tinha planejado? É uma sensação frustrante, não é?”

De acordo com o Coelho, este cenário pode mudar. “Você pode ter uma grande experiência em seu negócio e estar ao aplicar o método de margem de lucro, mas convido-os a compreender o conceito de margem. A principal diferença deste método é que se garante o ganho sobre a venda, o que deixa a rentabilidade mais clara. Pare de usar markup e comece a utilizar a margem”.

As vantagens são: ter a rentabilidade do negócio de forma clara; não ter problemas e erros de comunicação; e ter tranquilidade na hora de dar desconto e comissão, já que teve que estará na mesma base, ou seja, no preço de venda.

O simulador que foi mencionado durante a sua apresentação, estará disponível no Portal a Guia da Farmácia (www.guiadafarmacia.com.brem breve.

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Fonte: guiadafarmacia.com.br/margem-e-markup-não-são-a-mesma-coisa-saber-como-é a diferença de

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