As farmácias estão entrando em uma nova era de rápidas mudanças provocadas pela Internet das Coisas, aplicações, entre outras tecnologias
24 redes de farmácias e drogarias movimentaram R$ 22,78 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 7,54% sobre o mesmo período de 2017. O resultado mantém-se muito acima da média do comércio brasileiro, cuja alta foi de 3,1%, de acordo com o Boa Vista ASPC. Os dados são da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e foram recolhidos pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e apresentados durante a conferência de imprensa, na abertura do Abrafarma Future Trends, que aconteceu na última semana, em São Paulo (SP). Embora representem 9,2% do total de 76 mil farmácias do País, as redes associadas à entidade concentram mais de 45% do faturamento do setor.
Os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) foram os principais responsáveis pelo resultado. Com um faturamento superior a R$ 3,5 bilhões, esta categoria teve um avanço de 15,42% e representou 16% das vendas totais. Segundo informa o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, aproximadamente 60% dos pacientes que recorrem a estes medicamentos, sob a orientação farmacêutica para tratar os sintomas do dia-a-dia. Os consumidores estão cada vez mais pró-ativa em relação à mesma espécie com a saúde.
As farmácias estão entrando em uma nova era de rápidas mudanças provocadas pela Internet das Coisas, aplicativos (apps), etc, O foco deve estar na velocidade e habilidade para mudar como fatores competitivos crucias para a manutenção dos negócios no presente e relevância no futuro. Há uma revolução da conectividade, são 240 milhões de celulares, dos quais 138 milhões são usuários de smartphones. Sistemas inteligentes vão mudar o mundo: um 71% dos compradores utilizam vários canais de compras. Em 2021, cada pessoa estará ligada a sete devices, em média.
Algumas mudanças rápidas para pensar:
- Uso de imagens e cores.
- Sensação de movimento.
- Sensação de maior interação: a loja fala com o cliente (sem necessariamente utilizar mais pessoas).
- Interação com a cidade, a cultura e o meio ambiente.
- Alinhamento com as tendências, bem-estar, vida saudável.
- A Entrega de mais informação do cliente.
- Negócio de tijolo que se conecta com o virtual e vice-versa.
- O investimento em Telesaúde.
- Farmácia como parte do ecossistema da saúde e bem-estar.
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/abrafarma-apresenta-dados-inéditos-para-o-futuro-de-redes