Evento realizado hoje pela Editora de Satisfação mostra as oportunidades desta área quente da loja
saída 1″Quando comecei a trabalhar no varejo farma há alguns anos, as farmácias não tinham saída ou self-service. No entanto, hoje em dia, esta área tem crescido em importância, mas são muitas as lojas que ainda não podem realizar com eficácia, perdendo vendas”. Essa foi a constatação do diretor de Desenvolvimento da Consultoria e da Formação, Marcelo Cristian, ao abrir o evento Checkout Farma, desenvolvido o dia de hoje (24), a Satisfação, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Diante desta necessidade, o encontro abriu-se um ciclo de conferências que mostram como melhorar as vendas desta área, ajudando o público a olhar para a farmácia para além do ponto natural e a criação de benefícios para as categorias expostas por meio da exposição, a mistura e a fixação de preços; além de mostrar como motivar as pessoas envolvidas no setor.
Potencial dos medicamentos no checkout
O primeiro painel da manhã ficou sob a responsabilidade do gerente de contas de Close-Up, de Sérgio Oliveira, que falou sobre o tema “Panorama do Mercado Nacional Específico na página de Pagamento”, que é importante, entre outros dados, o desempenho dos não-medicamentos no País. Segundo ele, apesar de que a maioria das vendas no canal (50%) de medicamentos tarjados, os medicamentos não já representam 25%. Afirma, também, que, apesar da desaceleração das vendas destas categorias, por conta da crise, o setor como um todo não tem parado de crescer nos últimos cinco anos. Em relação às categorias, só no Estado de São Paulo, especialista em Close-Up, afirma que a dos nutrientes no farma tem crescido, em média, 20% ao ano nos últimos cinco anos; e bombonieres (composto por balas, chicletes, chocolates, pastinhas…), em média, cresceu em torno de 7% ao ano no mesmo período. “Este fenômeno de crescimento dos medicamentos não é um reflexo do trabalho de empresas como a Fini, Nestlé e Flormel, por exemplo, que têm chamado a atenção para as oportunidades que existem no negócio”. Por outro lado, a Fini cresceu 220% nos últimos cinco anos no canal farma (já é a segunda maior empresa de distribuição do canal farmacêutico, perdendo apenas para Canonne, dona das Pastilhas Valda).
Condução estratégica
O segundo painel, com o tema “Preços e Oportunidades para o Checkout”, foi apresentado pelo consultor e instrutor de fixação de Preços em SimTax, Jiovanni Coelho. Reforçou que os produtos expostos na superfície do quadro devem ser responsáveis por aumentar o lucro operacional da loja, sem que se subam as despesas operacionais, afinal, são produtos que você pode vender ‘sozinhos’ nas gôndolas. O especialista forneceu, além disso, uma série de dicas de condução para tornar os produtos mais atrativos e para simplificar o processo de compras, você tem que ser rápido.6 Entre elas:
– Ajudar aos consumidores a entender, por meio do preço, que um produto oferece diferenciais em relação ao outro. Às vezes, colocar dois produtos semelhantes, com o mesmo valor pode dificultar a decisão e fazê-lo desistir.
– Fazer com que o consumidor tenha a percepção de que se está fazendo um bom negócio. Reforce o valor cheio e o valor promocional: r$ X, Para: R$ Y.
– Mudar a percepção de valor, optando por R$ 9,90 e não r$ 10. Usar sempre o número ‘9’ após a vírgula do preço, pois sempre é tratada como uma oportunidade. Fazer um contraste visual com cores e símbolos) entre o preço total e o de promoção também é uma ótima estratégia.
Gestão por categorias
saída 2 terceiro painel da manhã foi liderado pela sócia-fundadora da Mind Shopper, aguilar, que debateu o tema “Mix e Gerenciamento por Categorias no Checkout”. No encontro, ela reforçou que o pagamento pode ir muito além de um ponto extra para a loja, sendo um importante instrumento para aumentar o ticket médio. Mas, para isso, deve ser estratégico na execução do espaço. O primeiro passo é a preocupação com o mix de produtos. A recomendação da especialista é para priorizar os itens de cuidado pessoal, higiene oral, bomboniere e medicamentos. Depois, vale acertar na exposição e seguir alguns conceitos que podem ajudar na experiência de compra. Para que esta experiência seja válida, é fundamental que o consumidor encontre o que procura, decidir, efetivamente, o que você vai comprar, e ‘sobreviver’ ao pagamento. No caso específico de finalizar a compra, vale a pena o cuidado para reduzir o tempo na fila, ao oferecer formas e prazos de pagamento. Além disso, você pode criar táticas para não aumentar o tempo de espera na fila do caixa agonizante. “A hora do checkout precisa ser transformada de um tempo de espera para um período de diversão e indulgência. Então, quanto maior é a possibilidade de interação com produtos atraentes – como bomboniere, ‘on the go’ – maior possibilidade de conversão”, finaliza Alessandra.
Gestão de pessoas no checkout
A área de saída, também é formada por pessoas. E estes precisam estar motivados para esta empresa. Este é justamente um dos temas trabalhados por Marcelo Cristian na palestra “o Desempenho da caixa da farmácia: pessoas e processos”, concluiu o ciclo de conferências da manhã. “É necessário avaliar como os colaboradores do quadro, o poder de fazer o bem na área e todos os processos envolvidos, tais como, indicadores de desempenho, de produtos, de espaço…Apenas com a boa gestão de pessoas e processos, é possível alcançar bons resultados”, destaca. Em relação ao desempenho dos empregados, o serviço também é um grande diferencial. “Os Clientes podem deixar a mercadoria para um lado e para passar o tempo quando não são bem atendidos. Por isso, é importante contratar funcionários preocupados com o consumidor. Para tanto, eles também precisam se sentir parte da organização”, diz, acrescentando que, neste sentido, a sugestão é estabelecer metas, prêmios, entre outras táticas motivacionais.
Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Felipe Perazzolo
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/aumenta-as-vendas-de-farmacia-por-checkout