Conceito que se define pela integração dos canais de venda físicos e on-line pode ser aplicado em lojas de qualquer portes
Os conceitos do omnichannel, termo criado para definir a convergência de todos os canais de venda utilizados por uma empresa, também podem ser aplicados ao varejo farmacêutico. Por certo, um bom trabalho de omnichannel neste segmento, sem dúvida, fará a diferença. Entre outras coisas, o conceito permite que a marca possa interagir com o consumidor no momento em que chega à loja, por exemplo. Fazer isso – a partir de informações de compra e as preferências do consumidor – faz com que a abordagem mais eficiente. “Quem sabe não começamos tirando estas ofertas personalizadas de papel no final da compra e trazendo ao móvel assim que o consumidor chega à loja?”, convida sales diretor de FX, Marcelo Tavares. No segmento farmacêutico, mesmo que se soma o fato de que grande parte da clientela das farmácias ser fiel e voltar a essa loja com uma frequência maior do que nas lojas de outro segmento.
Exemplos práticos
Apesar de que existem barreiras para que o omnichannel se tornar uma grande realidade no comércio brasileiro, já existem iniciativas em vigor. É o caso de Farmácias Onofre, que inaugurou no passado mês de setembro, uma plataforma de e-commerce que promove uma integração mais completa entre os canais físicos e virtuais. Entre as novas características, faz com que a experiência de compra mais intuitiva, com a personalização das ofertas e o perfil e a visibilidade. O cliente também pode comprar e comparar ofertas, além de ter melhor acesso móvel e o serviço de entrega urgente em São Paulo, capital.
Omnichannel para todos
Como boa parte dos exemplos de omnichannel envolvem grandes empresas, a maioria dos pequenos empresários acreditam que integrar canais de vendas requer grande investimento em complexas estruturas. No entanto, isso não é verdade. Iniciativas simples já são capazes de propor um contato diferente com o cliente. Sem custo algum, uma farmácia pode abrir uma conta no WhatsApp e abrir um novo canal de venda. Quando um lançamento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) chegar à loja, é possível notar a clientela pelo aplicativo. O cliente pode solicitar o produto no smartphone e retirá-lo na loja. Outra estratégia é usar o Instagram para postar fotos de produtos e ofertas.
Fonte: Revista Guia da Farmácia, edição 311
Foto/Imagem: Shutterstock
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/como-aplicar-o-omnichannel-o-varejo-farmaceutico