O tempo de espera na fila do caixa é a oportunidade ideal para converter uma última venda. Uma jornada de compra completa, desde a entrada da loja até a finalização do pagamento das compras
Assim que o consumidor cumpre a sua ‘missão da compra’ em farmácias, se dirige ao caixa para pagar e ir embora. Ou seja, a possibilidade de que o cliente ‘passear’ pela loja para ver se se esqueceu de comprar algum artigo, ou até mesmo para observar lançamentos ou novidades, é baixa.
Face a este comportamento, é vital que o ponto de venda (POS) trabalhar com outros pontos de contato para estimular a compra de produtos com maior valor agregado ou uma maior rentabilidade. Existem várias alternativas que podem ser exploradas, como a amostra de solo, telas de informações e a ponta de gôndola, mas a mais eficiente delas é o pagamento.
Esta área da loja tem uma importância significativa, já que, em geral, é a última oportunidade de contato do consumidor com algum produto. Quando bem explorado e aproveitado, o pagamento tem um alto potencial para aumentar o ticket médio, aproveitar a rotação e apresentar os lançamentos e novidades, já que é passagem obrigatória” para todos os clientes que vão fazer uma compra.
O tempo de espera na fila do caixa é a oportunidade ideal para converter uma última venda. Uma jornada de compra completa, desde a entrada da loja até a finalização do pagamento das compras, dura cerca de cinco minutos. Este tempo total, de um a dois minutos se passam na área de saída, o que corresponde de 20% a 40% do processo de compra em uma farmácia.
As oportunidades de venda são tão boas que mesmo em lojas que mantêm um espaço reduzido de compra, as vendas obtidas nesta área chegam a representar 5% do faturamento total e a adição de 15% a 20% no ticket médio da loja. Esses percentuais podem ser maiores quando a loja é o pagamento como uma área estratégica de farmácias.
Fonte: ESPM
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/check-em-farmácia-conversao-e-benefício