É bom contar com um farmacêutico – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação em 20 de setembro de 2018.

É bom contar com um farmacêutico

COMPARTILHAR:

shutterstock

O farmacêutico é um profissional qualificado, e o seu calibre pode ser mensurado e pluralizado em sua predisposição para ampliar seus conhecimentos. Nesta profissão, tem uma relação importante no domínio da saúde, já que garante a qualidade e a eficácia dos produtos (medicamentos, cosméticos, vitaminas e outros), além da preparação do equipamento, o serviço e a atenção diferenciada (humanização) para os pacientes/clientes de farmácias sob sua incumbência. Cada indivíduo tem sua particularidade, suas histórias de vida, o ambiente social em que vive, dos problemas de saúde e as necessidades de recursos.

O seguimento farmacoterapêutico não está envolvido nas atividades desenvolvidas pelo farmacêutico, ajudando na conquista de resultados promissores com o uso de medicamentos e fazendo com que haja uma redução nos erros de medicativos, em contribuição para a efetividade do tratamento e uma melhor qualidade de vida dos pacientes. Tal responsabilidade é uma alternativa para facilitar a intervenção médica, o esforço que tem como objetivo garantir ao cliente o bem-estar em tratamento e recuperação da saúde.

Problemas Relacionados com a Utilização dos Medicamentos (PRMs) são instâncias vividas pelos pacientes, e que podem interferir negativamente na farmacoterapia. Uma das funções clínicas do profissional da farmácia é a identificação, resolução e prevenção dos PRMs. Desta forma, o farmacêutico, ao constatar e avaliar um PRM, será capaz de intervir na farmacoterapia e auxiliar para uma melhor aderência medicamentosa e na qualidade de vida dos usuários de medicamentos.

Atualmente, existe um novo conceito em serviços de farmácias, que são os Consultórios Farmacêuticos, onde os clientes agendam as consultas para um melhor acompanhamento de suas condições terapêuticas e obter instruções mais detalhadas sobre o tratamento. Esta forma de atenção e ajuda, especialmente para os usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão e a diabetes, em que, na maioria dos casos, faz-se necessária a utilização de medicativa por longos períodos de tempo, ou até mesmo durante toda a vida. O seguimento farmacoterapêutico contribui para a obtenção de resultados favoráveis a partir da orientação do uso correto dos medicamentos.

Há casos em que o indivíduo precisa usar vários tipos de medicamentos em um determinado período de tempo, para um ou mais tratamentos específicos, e esta complexidade gera dificuldades de assimilação e de planejamento na administração dos medicamentos. O mau controle destas substâncias pode resultar em um tratamento deficiente e, em alguns casos, as implicações para a saúde.

Por isso, é importante um acompanhamento farmacoterapêutico, porque, além da orientação correta sobre o tratamento, o paciente recebe uma educação contínua quanto à utilização medicamentosa, promovendo assim uma melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Artigo produzido por Alexandre Macedo, da Smart Consulta.

 

Referências:

http://www.anbfarma.com.br/noticia/farmaceutico-sinonimo-de-mais-saude-para-a-populacao

https://www2.ufjf.br/noticias/2017/01/20/em-um-ano-farmacia-universitaria-contabiliza-mais-de-20-mil-receitas-e-200-consultas/

http://www.sbrafh.org.br/rbfhss/public/artigos/RBFHSS_01_art05.pdf

http://e-sante.com.br/problemas-relacionados-a-utilizacao-dos-medicamentos-prm-saiba-como-diferencia-los/

http://www.farmaceuticas.com.br/como-o-farmaceutico-pode-melhorar-adesao-ao-tratamento-farmacologico/

Por:

VEJA MAIS SOBRE: seguimento farmacoterapêutico / consultório farmacêutico / farmacêutico / Smart Consulta

COMPARTILHAR:

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/notícias/faz-bem-contar-com-um-farmaceutico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *