Genéricos crescem em confiança no Brasil – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Seja pela classe médica, os padrões de qualidade ou exactidão das provas, é um facto que os genéricos são cada vez mais consumidos. No entanto, ainda há muito potencial para que estes medicamentos ganham cada vez mais relevância no País

Os medicamentos genéricos estão conquistando a preferência dos médicos brasileiros, segundo aponta um estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), com base em dados do Close-Up, em que se analisa o receituário de medicamentos apresentados
nos balcões das farmácias do País.

O levantamento mostra que os genéricos constituíram o segmento que mais tem crescido nas prescrições médicas nos últimos cinco anos. De um total de 439,6 milhões de receitas auditadas, os genéricos registram avanço de 116,58% a partir de 2013 até 2016.

No mesmo período, a prescrição dos semelhantes cresceu 84,4% e a receita com os medicamentos de referência, avançou a 48,29%. Em 2013, os genéricos representam 27,5% das receitas apresentadas em uma farmácia do brasil, número que saltou para 31,8% em 2016.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em julho de 2017, os genéricos representam um 33,38% dos receituários. A presidente da Pró Genéricos, Telma Salles, mostra números ainda mais recentes que demonstram essa tendência.

“Entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2018, as prescrições de medicamentos genéricos avançaram 62,27%. Os genéricos foram os campeões de crescimento da receita. Hoje em dia, 1/3 das receitas emitidas no País têm o genérico, como primeira indicação”, diz.

Outros dados fornecidos pelo Neo Química, mostram que cerca de 98% dos médicos já recomendam genéricos em classes terapêuticas relevantes, como os antibióticos e analgésicos.

No entanto, além do médico, o farmacêutico também desempenha um papel importante para a indústria e o avanço do setor. Muitas vezes, é o profissional que informa ao consumidor sobre as opções existentes no mercado de genéricos e similares, e que podem substituir os medicamentos de referência.

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/indeterminado-crescem-no-forte-no-brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *