Apresentadora de TELEVISÃO norte-americano, se junta a indústria de cannabis para desenvolver novos produtos com a planta e dar o banho de marketing no segmento
imaginou um dia ligar a tv na Globo e ver a Ana Maria Braga cozinhar uma receita à base de maconha? Algo surreal e completamente fora de cogitação no Brasil, digno até de voz de prisão para tamanha ousadia.
Nos Estados Unidos, no entanto, este tipo de cena está muito perto de se tornar realidade. E o “culpado” é uma espécie de Ana Maria Braga americana, principal personagem de uma notícia que agitou ainda mais o já movimentado mercado legal de cannabis.
Trata-Se de Martha Stewart, a mítica apresentadora de TV nos estados UNIDOS, que acaba de associar-se a maior empresa do setor no mundo. Aos 77 anos, será prestada assessoria em Canopy Growth para desenvolver uma nova e ampla linha de produtos que contenham canabidiol. Não só para os seres humanos mas também para os animais!
“Estou ansioso para cooperar no desenvolvimento de produtos que possam ajudar às pessoas e aos seus companheiros de estimação”, disse Martha. Atualmente tem um programa de culinária com o rapper Snoop Dogg, talvez o mais famoso conhecedor da grama.
Deixando de lado os valores envolvidos no acordo (porque não foram divulgadas), é muito provável que tenha pesado na decisão de Martha o fato de que a Canopy ser uma das empresas que mais investem em ensaios clínicos.
Apesar de que o foco da empresa está no mercado de jogos, também investe muito em pesquisa para o estudo dos compostos de cannabis podem melhorar a saúde humana e animal. E isto inclui a investigação sobre a eficácia da CDB – o canabinoide não psicoativo da planta para o tratamento da ansiedade nos animais domésticos. Martha é uma apaixonada por animais.
Dá para plantar
A estratégia foi possível após a aprovação, em dezembro, a versão final da Farm Bill, a lei agrícola dos estados UNIDOS, a Câmara dos deputados. A nova legislação passa a permitir o cultivo do cânhamo e da fibra que se obtém da planta de cannabis – em grande escala, além de excluí-lo de uma lista de substâncias controladas.
No mês seguinte, a Canopy anunciou que investiria US$ 150 milhões na construção de uma instalação especializada no cânhamo no estado de Nova Iorque, a sua primeira unidade de produção nos estados UNIDOS. A expectativa do CEO, Bruce Linton, é que a empresa tenha instalações especializadas em cânhamo em vários estados americanos.
Sobre a colaboração com a Martha, o executivo disse que estava à procura de um rosto conhecido por todos os americanos, em uma indicação de que a maconha na América do Norte, está se tornando a corrente principal.
“Assim que você ouve o nome Martha, você sabe exatamente de quem estamos falando. Ela é única e estou muito feliz por poder trabalhar junto com este ícone para melhorar as nossas ofertas de produtos CBD em todas as categorias, de humanos e animais”, disse Linton, após o anúncio da parceria.
Uma estrela para a campanha
A Canopy também já tem uma parceria firmada com a participação de Snoop Dogg, através de sua subsidiária Tweed, a maior e mais reconhecida produtora de cannabis no Canadá. No mês passado, foi anunciado que a partir de outubro vai vender variedades de maconha no país, sob a marca de Folhas by Snoop, exclusivamente para clientes registados em Tweed – nos estados UNIDOS, já é possível encontrar o produto em alguns estados que permitem o consumo deste tipo, como o Colorado.
Mas, ao contrário do rapper, que há muito tempo se coloca como um ativista em defesa da maconha, e por isso sempre teve seu nome associado a ela, Martha Stewart pode reduzir a barreira que existe entre boa parte da população para o consumo de produtos derivados da planta.
Depois de tudo, os produtos à base de CBD oriundos da parceria com a Canopy junte-se a um amplo leque de elementos que levam o nome de Martha. Eles vão desde alimentos, sapatos, artigos para escritórios, até rosas, o que reforça o potencial de marketing e vendas da apresentadora.
De minha parte, acho que o provável sucesso dessa colaboração deve encorajar outras empresas do setor de cannabis a seguir o mesmo caminho, tentando associar a sua marca a uma pessoa com um grande alcance e de boa aceitação entre a população que ainda tem uma certa resistência ao tema.
Uma delas é a Aurora de Cannabis, também entre as maiores produtoras do Canadá, que viu suas ações dispararem nesta semana com o anúncio de que o megainvestidor ativista Nelson Peltz vai se tornar consultor estratégico da empresa. O objetivo é explorar possíveis alianças em cada mercado, que a Aurora atua ou tem interesse em entrar.
De acordo com o CEO Terry Booth, a vinda de Petz será um marco para a empresa, já que o milionário “é um visionário reconhecido mundialmente, com um histórico de parcerias construtivas que geram crescimento acelerado e o valor para os acionistas em diversas indústrias”.
O mercado acaba de comprar o otimismo, uma vez que a ação da Aurora, que é cotada na Bolsa de Nova York fechou com uma alta de quase 15% no dia do anúncio.
Nelson Peltz é o fundador e ceo de triana hotel Fund Management, uma empresa de investimentos com mais de US$ 10 bilhões sob gestão. Grande conhecedor do setor de consumo, atualmente é presidente do Conselho da rede de fast-food Wendy’s, e o diretor da empresa Procter & Gamble.
Sobre a Aurora, disse que acredita que ela está bem posicionada para capturar o desenvolvimento do mercado de cannabis ao redor do globo. E as palavras certamente não foram ditas da boca para fora, uma vez que no contrato de consultoria que vai prestar recebeu a opção de comprar uma taxa de quase 20% da empresa.
Resta saber quem será o garoto ou garota-propaganda. Algum palpite?
Fonte: Folha de S. Paulo
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/03/18/pacientes-saudáveis