Produtos de bomboniere e o conforto têm boa margem de rentabilidade, e podem trazer bons resultados ao retalhista
Há vezes em farmácias ampliaram a variedade e passaram a vender muito mais do que apenas os medicamentos. Os itens de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) já representam uma parte importante do faturamento, mas agora novos nichos de produtos vêm ganhando força e se impõe como boas oportunidades de rentabilidade: bomboniere e conveniência.
Os produtos que podem ser explorados neste segmento são variados, vão desde itens com apelo saudável, como barras de cereais e proteína, água de coco, bebidas isotônicas e produtos diet e light, até guloseimas – rebuçados, gomas de mascar e chocolates.
“O consumidor final tem buscado cada vez mais o comércio menor, mais bem, em vez de ir para hiper e supermercados. São as lojas de bairro, que tiveram o melhor desempenho. As farmácias estão bem distribuídos, pelo que passaram a ser opção para quem busca conforto”, afirma o gerente geral de Close-Up Inrernational, Guilherme Alfano.
Definição de sortimento
É importante que o varejista analisar o mercado em que se encontra para definir o tamanho da demanda por produtos de conveniência e bomboniere. “Uma loja, localizada ao lado de um supermercado pequeno não pode ter tanto sucesso como uma farmácia isolada em uma ala. É necessário ter uma noção geográfica”, explica Alfano.
Em seguida, é hora de ver quais as categorias são as mais procuradas na região de atuação da loja. Os Fabricantes e os distribuidores podem colaborar com o fornecimento de informações. O trabalho deve ser feito pouco a pouco, iniciado com alguns segmentos específicos. O varejista tem que ir testando e medindo os resultados. O espaço da loja é caro, então, é um desfio trazer novos elementos. Se der certo, o sortido pode ir crescendo. É melhor ir, pouco a pouco, mudar toda a exposição, sem conhecer os resultados.
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)