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icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação em 24 de setembro de 2018.

Primeira franquia de consultório farmacêutico no Brasil

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Você tem ou gostaria de ter uma farmácia? Excelente! Você é um empreendedor e sabe que empreender em Portugal é para os fortes! No entanto, você também sabe que para competir com as grandes redes é uma tarefa de gigantes. O fato é que os empresários farmacêuticos que desejam ter um diferencial competitivo, e superar essa barreira, terão que lançar mão dos serviços farmacêuticos, considerado como o grande “boom” do segmento.

Os exemplos são inúmeros empresários de farmácias, independentes e de redes, que apostaram na oferta de consultas e serviços de fármacos e vêm obtendo grande sucesso em seus negócios.

Bem, suponha que você tenha comprado essa idéia. Surgem as perguntas: “Como fazer isso sozinho? Como implementar um consultório com pouco conhecimento sobre o tema?”. A resposta é: Franquia!

Por isto, o ICTQ inova mais uma vez e lança a primeira franquia de clínicas farmacêuticos do Brasil – Smart Consulta. Com serviços farmacêuticos prestados de forma dinâmica e objetiva, este modelo de negócio já foi testado e validado em 62 estabelecimentos em todo o País, com mais de 500 mil atendimentos somente no segundo semestre de 2017.

Sabe-Se que empreender no Brasil exige coragem para enfrentar grandes desafios, e passar por isso só pode ser um convite ao fracasso. No entanto, se o empresário receber ajuda consistente e constante, a sua probabilidade de vitória é muito maior. Segundo a Sociedade Brasileira de Francising (ABF), o número de erros no setor de franchising é muito inferior em relação a outros negócios. A taxa de fechamento das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23% (Sebrae). Enquanto isso, as franquias, o mesmo índice é de apenas 3%.

Para os que ainda não sabem, a franquia é um sistema de venda de licença, onde o franqueador (da Rede, no caso da Smart Consulta) cede ao franqueado (a farmácia ou farmacêutico) o direito de uso da marca, de patente, a infra-estrutura, o conhecimento e o direito de distribuição de produtos ou serviços sob a sua bandeira.

Isso oferece mais confiança na empresa e o empresário não tem que se preocupar em como e o que fazer para prosperar com o seu chefe. A fórmula do sucesso é dada pelo franqueador. Leia matéria exclusiva sobre franquias, intitulada Conheça as franquias farmacêuticas existentes no Brasil.

O diferencial da Smart Consulta

Dito tudo isto, chegou o momento de explicar melhor o franqueador. A Smart Consulta é uma joint venture formada com o ICTQ e uma renomada empresa de tecnologia no setor farmacêutico, a Automatiza. O modelo foi criado como um diferencial de mercado e para chegar até ele, foram avaliados os casos de sucesso de 62 consultórios, que permitiram, só no segundo semestre de 2017, a realização de mais de 500 mil atendimentos no Brasil. Portanto, o modelo de chefe da Smart Consulta já está mais do que testado e aprovado.

O farmacêutico programador de metodologia e Diretor da Smart Consulta, Guilherme Torres, conta que este modelo de negócio, em cada consultório citado, tem alcançado um crescimento médio de 20% no faturamento dos clientes: “Além disso, percebemos um significativo aumento do fluxo nas lojas e do ticket médio, mostrando o importante resultado de que o chefe traz à farmácia”.

Assim, nasceu a franquia Smart Consulta – um consultório farmacêutico inteligente, completo, com toda a estrutura, o equipamento, o know-how dos serviços, pronto para o empreendedor entrar e trabalhar. “É um modelo que pode ser aplicado dentro de farmácias e também em lojas próprias da rua. Oferece os serviços básicos de saúde como os mais complexos, como aplicação de vacinas e alguns procedimentos estéticos”, comenta Torres.

A franquia foi adaptado o modelo de consultas farmacêuticas com atenção focados e objetivos, acompanhando o paciente em suas consultas e pegando paulatinamente, informações específicas, aproveitando a alta freqüência em que a população vai à farmácia no decurso do mês. De acordo com a pesquisa do ICTQ (Perfil dos consumidores em Farmácias), 82% dos entrevistados declararam ir semanal, quinzenal ou mensalmente, em tais estabelecimentos.

As consultas são documentadas por meio de sistema. Além disso, há um aplicativo (app), desenvolvido exclusivamente para a Smart Consulta que o paciente pode também ser acompanhado, e até mesmo acrescentando informações.

O aplicativo classifica os medicamentos e adverte seus horários de tomá-los e as respectivas quantidades. O paciente pode incluir peso, IMC, glicemia, pressão arterial, entre outros dados. O app também permite agendar consultas e conversar por chat com o farmacêutico. Gera gráficos completos, que vão dando o profissional, com informações importantes sobre o paciente.

Entre os mais de 30 serviços e intervenções farmacêuticas oferecidos no Smart Consulta são perda de peso, avaliação respiratória, tabagismo, avaliação do nível de estresse, a dívida de sono, questionário de depressão para os adultos e os anciãos (o diagnóstico não é feito em farmácias), a hipertensão, a diabetes, uma lição sobre a utilização dos medicamentos, o acompanhamento farmacoterapêutico, etc. Quando se observam os resultados alterados, o paciente é encaminhado ao profissional competente.

“Este sistema de franquia de consultório inteligente é excelente para o paciente, no entanto, é igualmente importante também para a farmácia porque aumenta o seu faturamento e rentabilidade”, adverte Torres.

Nas franquias da Smart Pergunta para todos os serviços são cobrados, o que valoriza o trabalho do farmacêutico – fundamental neste modelo de negócio.

Um modelo para cada perfil de empreendedor

Há três modelos de Smart Consulta, atendendo às necessidades dos investidores e do público da região onde a franquia se pretende implementar.

Módulo 1 – O consultório farmacêutico inteligente é montado dentro de uma farmácia;

Módulo 2 – consultório farmacêutico dispõe também de uma sala de vacinação, e também é implementada dentro de uma farmácia;

Módulo 3 – O consultório farmacêutico inteligente recebe também uma sala de vacinas e uma sala de estética. Este modelo opera em um ambiente independente de farmácias, seja em uma loja, na rua, shopping, galeria ou supermercado. Ele deve ter, no mínimo, 60m2 de área livre. Neste módulo incluem produtos de prevenção, como os nutracêuticos e cosméticos, que serão prescritos pelo farmacêutico, com foco em resultados na saúde e bem-estar do paciente.

O investimento inicial varia de acordo com a região, o filme da loja, os custos de mão-de-obra local, entre outros. O valor começa em cerca de r$ 47.500,00 e se estende até, aproximadamente, R$ 133.500,00, dependendo do módulo escolhido. O retorno estimado em 18 meses.

Entre os serviços que a franqueadora dá suporte para os fraqueados são: infra-estrutura, seguro preventiva; apoio na tecnologia, a assistência médica, marketing, auditoria e acompanhamento, capacitação e treinamento, software de gestão e serviços e a app de celular, entre outros.

Pioneiro do ICTQ

“Este novo negócio do ICTQ só vem a confirmar o DNA da inovação do Instituto. Vale lembrar que a primeira especialização com foco em serviços e prescrição farmacêutica é do ICTQ e, atualmente, já são milhares de profissionais especializados aqui”, ressalta o diretor do Instituto, Marcus Vinicius de Andrade.

Só para escolher outros importantes fatos da entidade, Andrade complementa, dizendo que a primeira pesquisa a população brasileira sobre os consultórios farmacêuticos é de ICTQ e a empresa foi pioneira em ter essa pauta junto à imprensa nacional. “Enquanto se falava nas salas de serviços farmacêuticos e salas de atenção farmacêutica…já falamos no consultório farmacêutico. O termo é inovador e foi reafirmado pela imprensa e por todos os farmas no País”, comemora.

Andrade diz que o negócio de franquias oferece resultados surpreendentes. Ele se refere aos números da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que apontam que o faturamento das franquias de farmácias no Brasil de R$ 5.413 milhões em 2017, com um crescimento de 31,5% sobre o ano anterior.

“O mercado de franquias farmacêuticas soma 44 redes. Vinculadas a elas estão mais de 4.780 unidades, o que mostra o perfil empreendedor do farmacêutico brasileiro, que agora terá a melhor opção para investir no Smart Consulta”, explica Andrade.

Para Torres, este é o momento de sair à frente da concorrência e o uso de todo o suporte que um franqueador com experiência pode oferecer por meio de uma franquia. “O trabalho com a saúde dentro da farmácia, já é uma realidade no comércio farmacêutico brasileiro”, finaliza.

Tenha em conta

SMART CONSULTA – Primeira franquia de Clínicas Farmacêuticos do Brasil, do ICTQ.

Investimento inicial: r$ 47.500,00 a R$ 133.500,00 (dependendo do Módulo).

Taxa de franquia: r$ 10.000,00 a R$ 30.000,00 (dependendo do Módulo – valor já incluído no investimento inicial).

Royalties: varia de meio salário mínimo a um salário mínimo mensal.

Tipo de publicidade: meio salário mínimo.

Faturamento médio mensal: Módulo I – R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00. Módulo II – R$ 20.000,00 r$ 30.000,00. Módulo III – R$ 45.000,00 r$ 60.000,00.

Prazo de devolução: estimado em 18 meses.

 

Fonte: ICTQ

Escrito por Egle Leonardi

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