Venda de Ale para os grupos Externos é aprovada pelo Cade
Posted By : SindigásComments Off
Fonte: Tribuna do Norte
A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão regulador da concorrência no Brasil, aprovou nesta sexta-feira, 27, a aquisição de 78% da distribuidora de combustíveis Ale pelo grupo suíço das relações Exteriores, de acordo com informações obtidas com exclusividade pelo diário de Trabalho.
Marcelo Alecrim confirmou, no final de junho, que continuará como presidente da empresa Ale
O parecer do caso, deve ser publicado em breve pelo Cnselho e a aprovação se deu sem nenhuma restrição.”Observa-Se que a presente Operação não gera sobreposições horizontais, uma vez que o Grupo Exteriores e o Grupo Ale não atuam nos mesmos mercados. Enquanto o primeiro atua na produção de etanol (entre outros mercados não relacionados com a empresa objeto), o segundo opera na distribuição de combustíveis”, afirma o parecer da superintendência da qual o Trabalho teve acesso.
A Ale é a quarta maior distribuidora de combustíveis do país. A compra da companhia era vista como o último grande movimento do mercado. Ela vinha sendo cobiçado por várias empresas do setor. No ano passado, o grupo Ultra, dono da rede Ipiranga, tentou comprar a Ale, mas a operação foi aprovada pelo Cade. A BR Distribuidora domina o setor, com 28%, a Ipiranga tem 20%, e a Raízen, 20,6%. A Ale tem em torno de 4% do mercado. A Externa (Commodity Global Energy Resources), a empresa anglo-suíça, com sede em Baar, Suíça, é uma das maiores empresas de recursos naturais do mundo. Por meio de sua subsidiária no Brasil, foi assinado um contrato para a aquisição de 78% da Ale Combustíveis, em junho passado.
Curta e compartilhe !!!imagem31-07-2018-21-07-170