imagem16-09-2018-23-09-23Um grupo de 14 cientistas das universidades americanas, canadenses e israelenses, anunciou a criação de uma vacina experimental contra o vírus da gripe, que promete revolucionar o modo como conhecemos a vacinação.
O bioquímico Darrick Carter, do Instituto de Pesquisa de Doenças Infecciosas de Seattle, nos Estados Unidos, combina três tecnologias para desenvolver uma injeção autoaplicável de ação intradérmica (entre a derme e a epiderme). O estudo foi publicado no passado dia 12 de setembro, na revista científica Science Advances da Imunologia.
Depois de testes realizados em animais, foram vacinadas mais de 100 pessoas sem registro de efeitos adversos. Segundo os pesquisadores, a vacina pode ser enviada por e-mail para ter a autogestão, o que aliviaria as filas nos postos de saúde em caso de epidemia ou pandemia.
A maioria das vacinas existentes no mercado é de injeção subcutânea, e só pode ser administrada por um profissional com conhecimentos médicos. O método desenvolvido por pesquisadores consiste no uso de uma microagulha capaz de penetrar nos tecidos profundos e vasos sanguíneos.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/09/14/vacina-do-futuro-chegou-o-mensageiro-e-sera-autoaplicavel